Colegio Nun Alvares Tomar, AAACNA.TOMAR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Anuncios
Mais um encontro dia 1 de Dezembro 2011 em Tomar
Radio
Découvrez la playlist Techno Parade 2009 avec Sander Kleinenberg
Últimos assuntos
» Mensagem do Ilderberto Nelson da Silva Spain
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-11-23, 09:54 por Admin

» Mensagem do Carlos Bernardino
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-11-20, 16:49 por Admin

» A mensagem do nosso colega secretario Presidente de feito da AAACNA Lucilio Fonseca
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-11-01, 21:11 por Admin

» Convivio dos antigos alunos 2011
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-11-01, 20:36 por Admin

» Aqui deixo o topico aberto para os visitantes
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-05-15, 03:11 por Convidado

» Antigos alunos-81 a 84
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-05-10, 13:53 por DIMAS COSTA PEREIRA

» Alunos de 70 a 74 " Arminda"
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-04-30, 21:26 por Admin

» Turma de 62 a 69 de Antonio Pereira Rei
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-04-24, 02:21 por Peté Pacheco

» Alunos e Professores 70 - 75
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-04-02, 01:34 por Belmiro Pereira Oliveira

» Antigos alunos do CNA
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-03-30, 23:32 por Maria Felisbela Marcelino

» RUI ZORRINHO
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-01-25, 16:42 por jimmycna

» NOVO ESPAÇO DEDICADO À MEMÓRIA DO VELHO CNA
"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Icon_minitime2011-01-15, 22:15 por José Luís Montero

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Galeria


"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Empty

"Do pão com marmelada" de Isabela Figueiredo

2 participantes

Ir para baixo

"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Empty "Do pão com marmelada" de Isabela Figueiredo

Mensagem  chana-cna 2009-07-01, 21:03

Quarta-feira, Janeiro 28, 2009

Do pão com marmelada

"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Marmelo

Estão sempre a dizer-nos que devemos viver no presente, para o presente, mas o presente não existe. O meu dia de hoje é a ponte entre o passado do qual venho e o futuro que projecto. Estou no presente por instantes, e atravesso-o, de facto, impulsionada pelo tempo passado através do qual me situo e oriento. Tudo em mim é passado. O que fui está lá atrás, e o que fui é sólido, posso tocar-lhe através da memória. Reconheço uma maçã porque um dia comi uma maçã.

O filho de uma amiga está na Marinha, e acontecia descrever-me os hábitos matinais: alvorada às sete; calçar as botas, que têm obrigatoriamente de ficar guardadas no cacifo; lavar a cara; fazer a barba e pentear-se; correr para o refeitório antes das 7h45; compor o próprio pequeno-almoço, que poderá ser de café ou leite ou Nesquik, e pão com manteiga ou com marmelada.
Pão com marmelada....

Evoquei, então, os pequenos-almoços e lanches da secção feminina do Colégio Nun' Álvares, em Tomar, onde fiz a minha tropa. Era exactamente assim, à excepção do Nesquik, substituído por chá muito deslavado. Também não gostávamos do café com leite, que tinha um sabor torrado, nem do leite, que sabia a gordura, nem do pão com manteiga que dizíamos ser margarina, nem da marmelada, que era sempre a mesma, e parecia graxa.
Não gostávamos de nada, e tínhamos técnicas para esconder a comida, e a seguir deitá-la fora, para gastar dinheiro em porcarias, se bem que eu nunca o tenha feito, porque sempre fui de boa boca, tinha uma fome esganada, e como chefe de mesa não o podia fazer nem permitir, a não ser que fosse clandestino.

Mas esse sabor do pão com marmelada... sacudia a minha gulodice. Não podia admitir, para que não me chamassem saloia, ou qualquer outro nome sem importância alguma agora, mas o raio do pão com marmelada... agradava-me o saborzinho ácido do marmelo, e a consistência do doce, à fatia. É só esta memória - este sabor da marmelada. Só isto.

Li recentemente que a secção feminina do ex-colégio Nun' Álvares vai ser tranformada num hotel de charme, em conjunto com o convento de Santa Iria, ao qual se encontrava ligado por um passadiço aéreo, e também, segundo a lenda que transmitíamos umas às outras oralmente, por túneis que teriam permitido a passagem de freiras e de senhores para encontros inenarráveis.
O ex-colégio feminino era um lugar cheio de escadas, caves, portas que acabavam em paredes, paredes onde se abriam portas inesperadas, e fantasmas que nunca vi.

Tenho muita pena que esse lugar onde todas nos sentimos tão sós e tão solidárias, onde nos apaixonámos, e nos quisemos suicidar com Lorenin, e lemos os Lusíadas e A Cidade e as Serras, e vimos o Dancing Days, experimentando uma adolescência tão contida e tão intensa, seja agora transformado num hotel para endinheirados. Preferiria que ficasse para sempre assombrado pelos fantasmas das nossas vivências, dos nossos risos e tristezas. Que ficasse parado no tempo, com a casa das roupas tal como foi; e a camarata grande, com floreados em estuque de gesso no tecto, e a cama alta da D. Perpétua logo à entrada - o penico por baixo; a casinha dos retratos das alunas exemplares, onde o senhor Ilídio nos dava bofetadões a que chamava festinhas.
Que transformassem aquele espaço num refúgio para gente sem casa, tal como todas éramos: gente sem abrigo, sem casa, sem família, que se apoiava mesmo quando se odiava muito mais. Era isso que queria. Era só isso que queria trazer desse passado. Essa velha dor guardada numa caixa que nenhum de vós pudesse abrir.



Publicada por Isabela Figueiredo em Quarta-feira, Janeiro 28, 2009
Etiquetas: adolescentes, Colégio Nun' Álvares, o passado, solidão
chana-cna
chana-cna


Ir para o topo Ir para baixo

"Do pão com marmelada"  de Isabela Figueiredo Empty "Pão com marmelada"

Mensagem  Mário Simões 2009-07-02, 23:36

A Isabela Figueiredo já tinha um texto sobre o Ti'Ilídio de alguma polémica e muita ternura e boa memória no seu blog anterior "O Mundo Perfeito".

Este é o endereço do novo http://novomundoperfeito.blogspot.com/ .

Abraços a todos

Mário Simões
Mário Simões
Mário Simões


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos