Colegio Nun Alvares Tomar, AAACNA.TOMAR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Anuncios
Mais um encontro dia 1 de Dezembro 2011 em Tomar
Radio
Découvrez la playlist Techno Parade 2009 avec Sander Kleinenberg
Últimos assuntos
» Mensagem do Ilderberto Nelson da Silva Spain
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-11-23, 09:54 por Admin

» Mensagem do Carlos Bernardino
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-11-20, 16:49 por Admin

» A mensagem do nosso colega secretario Presidente de feito da AAACNA Lucilio Fonseca
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-11-01, 21:11 por Admin

» Convivio dos antigos alunos 2011
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-11-01, 20:36 por Admin

» Aqui deixo o topico aberto para os visitantes
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-05-15, 03:11 por Convidado

» Antigos alunos-81 a 84
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-05-10, 13:53 por DIMAS COSTA PEREIRA

» Alunos de 70 a 74 " Arminda"
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-04-30, 21:26 por Admin

» Turma de 62 a 69 de Antonio Pereira Rei
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-04-24, 02:21 por Peté Pacheco

» Alunos e Professores 70 - 75
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-04-02, 01:34 por Belmiro Pereira Oliveira

» Antigos alunos do CNA
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-03-30, 23:32 por Maria Felisbela Marcelino

» RUI ZORRINHO
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-01-25, 16:42 por jimmycna

» NOVO ESPAÇO DEDICADO À MEMÓRIA DO VELHO CNA
Alunos e Professores 70 - 75 Icon_minitime2011-01-15, 22:15 por José Luís Montero

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Galeria


Alunos e Professores 70 - 75 Empty

Alunos e Professores 70 - 75

+2
Brito Pena Carvalho
Rui Mayer
6 participantes

Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Alunos e Professores 70 - 75

Mensagem  Rui Mayer 2010-01-28, 10:41

Encontrei este Portal porque de vez em quando vou "surfar" na net, à procura de pessoas ou temas relativos ao meu passado. Já em tempos tinha visto uma parte das mensagens que foram deixadas por vários Colegas, sobretudo as que respeitavam ao Gibau, que embora não tenha sido das minhas Turmas foi meu contemporâneo.

Fui interno entre 1971 e 1973. As minhas Turmas foram o 4º C em 1971-72 e o 5.º A em 1972-73. Tinha o número 464, que ainda hoje é uma espécie de "fetiche" para mim.

Lembro-me de vários Colegas que estiveram comigo, mas há muitos anos que não tenho nenhum contacto com eles, o que é pena. Tenho a certeza de que seria interessante se conseguíssemos juntar pelo menos alguns, porque teríamos algumas recordações para trocar (desde que, evidentemente, se evite falar de carecas, barrigas e outros temas do género...)

Encontrei na Lista de Alunos das Turmas de 68/69 que está noutro local no Forum, alguns nomes de colegas que estiveram mais anos do que eu no Colégio e que por isso os "apanhei" quando lá estive. Entre os que me lembro posso citar:

António Jorge Sansão Correia – Lisboa (julgo que era de Beja, não de Lisboa, mas não posso confirmar)
António Manuel Rosa Ferreira – Coimbra (Penso que se é a pessoa de quem me lembro, era de S. Pedro de Moel, e o Pai era dono do Hotel Mar e Sol - daí a alcunha que lhe deram, exactamente "Marisol".
Claudio Augusto de Carvalho Ribeiro da Costa Varino – Tomar (tenho a certeza de que andou comigo no 4.º ano, era aluno externo)
Dionísio Manuel Sobreira Gaspar – Boiça – Barracão – Leiria (este nome também não me é estranho)
Eduarto André Camilo Júnior – Brava – Cabo Verde (Gibau)
Haidar Ali Momade Ali – Lourenço Marques (quando eu cheguei ao Colégio, tinha saído, mas regressou nesse ano; tinha um irmão mais novo que se chamava Aboo)
João Pedro Frias Freitas – Tomar (Julgo que tembém era externo no meu tempo)
José Maria Reis e Silva – Lisboa (também julgo que esteve comigo)
Rui Manuel dos Reis Trindade – Santarém (não sei se estivemos na mesma Turma, mas estivemos de certeza no mesmo quarto, no 3.º Novo
Vítor Manuel Dias – Vermoil – Pombal (julgo que o encontrei um ou dois anos mais tarde, no Liceu de Leiria, onde acabei o 7.º ano; embora fosse de Lisboa, o meu Pai por essa altura era Professor e estava colocado em Leiria, e eu estive com ele)

Além desses, lembro-me de vários outros que não estão na lista:
Carlos António Silva Reia, que está em S. Paulo, na fiial brasileira da Logoplaste;
Rui Jorge Miranda Alves, que tinha a mania que era austríaco e que também era conhecido por "Cavalo de Pau"
Augusto Lima Mayer - embora tenhamos o mesmo apelido não temos ligações de família; sei que fez parte ou esteve mujito próximo de uma banda rock no final dos anos 70, que era a "Go Graal Blues Band"
Rui António Fernandes Silva - tinha os pais na República Centro-Africana
José Rodrigues Barge - que era dos Açores, mas tinha família na Guara e em Ovar
Claudio Lupo Simon - que era meio alemão
Rui Manuel Sousa Ventura, que era de um lugar perto de Loures, e que também esteve no meu quarto no 3.º Novo - ou outros eram o Vasco Da Gama Pereira, de Santarém, e um que era um ano mais velho que se chamava José Carlos Pimentel Lourenço, e que como era de Luanda estava sempre cheio de frio e no Inverno vestia dois sobretudos, um por cima do outro
José Gabriel Peniche, de Algés
José Manuel Carvalho Abrantes, que era de Cascais e a certa altura foi jogador do Estoril-Praia quando este clube andava pela 1.ª Divisão (e havia um outro Abrantes, que se não me engano era da Guarda)
António Fernando Leitão Correia Pontes, de Arraiolos - tinha um primo mais velho uns dois anos que também estava no Colégio nessa altura;
João Paulo da Cunha Galvão, que era conhecido por "Físico" porque adorava Física
Pedro Lino Castro, de Stº António dos Cavaleiros
Fernando Gonçalves Falco, que era de S. Mamede da Infesta
E mais um de Tomar, que se chamava Varino.

Certamente que com mais algum tempo me lembrarei de mais nomes. Mas se alguém tiver contribuições para dar, agradeço.

E de professores, lembro-me fundamentalmente de alcunhas (aliás, nunca chegávamos verdadeiramente a saber os nomes deles, salvo raras excepções.

Lembro-me:
- do "3 Centímetros", de Matemática, que era conhecido assim por ser baixinho;
- de um professor de Francês que na primeira ou segunda aula que nos deu começou a descrever as várias partes do corpo, e que por isso ficou conhecido por "La Cuisse";
- de um professor de Ciências que era Veterinário no Entroncamento e que era muito bem humorado e dizia piadas, e que conhecíamos por "Trinitá, o Professor Insolente" porque nos fazia lembrar a atitude do famoso personagem dos filmes de cow-boys;
- do "That That", de Inglês, que li algures que infelizmente já falaceu, e que era rigoroso e exigente, mas sem dúvida um dos melhores professores que tive;
-do "Triciclo", de Matemática, qe era casado com a "Trotinete", de Geografia; da Dr.ª Selene, de História (a única de que me lembro o nome, e que também considero uma excelente professora)
do Dr. José Humberto, de Português (de cuja alcunha me lembro mas que não me parece verdadeiramente apropriado escrever aqui);
- evidentemente, do "Jovem", de Ciências;
- e do Padre que nos dava aulas de Moral e que ao Domingo dizia Missa no Ginásio, e que se caracterizava (entre várias histórias que se contavam dele mas que não tenho por onde confirmar) por ter cabelos compridos e por no Inverno se passear pela cidade com um colete de pele de carneiro virado do avesso, porque, segundo ele dizia, "desse lado é que era quentinho".

Para não falar no Director, o Dr. Manuel Lopes Rosa, e da mulher, que me deu aulas de desenho no 5.º ano.

Tenho ainda a imagem de vários outros, de cujas alcunhas e nomes agora não me consigo lembrar - afinal já lá vão 37 anos...

Lembro-me também de alguns Prefeitos. Começando no inesquecível Curinha, que nos mantinha a todos em respeito, passando pelo Pinto, que nos controlava os períodos de estudo à tarde e noite, e que aos Sábados de manhã fazia a compilação das notas que tinhamos tido durante a semana, e depois de almoço se passeava pelo Salão do 5.º Ramo, de ponteiro na mão, e que enquanto nos ia informando dos resultados que tinhamos tido nos presenteava com duas ponteiradas nas costas por cada nota entre 5 e 9, e quatro por cada nota inferior (e havia alguns coitados que semanalmente levavem até dezs ou doze valentes ponteiradas...), e não esquecendo outras figuras que nos marcaram, como o Di Paola e um mais pequeno, que tinha um bigode farfalhudo, que conhecíamos por "Aço".

E alguém se lembra do Camacho Costa, que nos procurava animar as noites de Sábado com projecção de filmes? Teve um desgosto enorme connosco porque um dia nos quiz fazer ver um filme que ele dizia ser uma verdadeira obra-prima do cinema português, chamado "Belarmino", e no intervalo toda a gente pediu para ir para a cama porque já ninguém tinha paciência para aturar aquela coisa...

Tive várias outras histórias engraçadas, que tentarei aos poucos ir contando neste forum. São boas memórias, que gostaria de partilhar, sobretudo com Colegas que tenham estado comigo. Pode ser que também venham a descobrir este site, ou que alguém que já cá esteja conheça alguém que conheça outros, e assim sucessivamente. Há um jogo nos Estados Unidos que assenta no princípio de que entre quaisquer duas pessoas que estejam vivas ao mesmo tempo neste mundo se pode estabelecer uma ligação que não envolva mais de seis pessoas no total (incluindo as duas em causa, e estando todos igualmente vivos). Pode ser que aqui em Portugal, que na realidade se assemelha mais a um apartamento tipo T0 do que a outra coisa, porque andamos a vida inteira a tropeçar em pessoas conhecidas, esse princípio também se aplique.

Alguém terá mais nomes ou informações para acrescentar aqui?

Abraços a todos,

Rui Mayer

Rui Mayer


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Rui Mayer

Mensagem  Brito Pena Carvalho 2010-02-09, 16:42

Caro Rui Mayer, não te deves recordar de mim, eu também fui lá aluno interno no anos 1970 a 1975, com o nº 432, e o meu nome é José de Brito Pena Carvalho, mais conhecido por "Pinóquio" frquentei o nosso saudoso colégio, desde o 1ºAno do Ciclo preparatório até ao antigo 5ºAno Liceal. Sou Natural de Lisboa e morei na zona da Avenida De Roma
Para juntar à extensa lista de alunos que andaram no colégio naqueles anos, talvez te recordes também destes:
Francisco Carlos Carvalho de Freitas (de Faro que andou lá no anos de 1970 a 1974 ou 1975? e faleceu no ano de 2008 )
João Paulo Serra Correia ( de Peniche de 70 a 75)
Fernando Prazeres (de Santarém de 1970 a 1974)
Joaquim colaço ( de Lisboa de 1971 a 1974 ou 1975? que viveu também na zona da Avenida de Roma).
José Pereira de Abreu (1968 a 1974 de Ourém)
António Chinopa não me lembro os tempo que frequentou, ou Seja, os anos que lá andou, mas só sei que foi nosso comtêmporaneo, entre outros, que agora não me lembro os nomes,
Quanto aos professores e perfeitos lembro-me de quase todos mas sobretudo da professora de Fisica-Quimíca, Maria do Céu e da esposa do Dr. Rosa (macaco) Dra Maria Helena.
Nós custumamos a fazer uma romagem ao colégio no 1º de Dezembro, todos os antigos alunos do Colégios Nun'Álvares de Tomar, eu já lá vou 2 anos seguidos e pretendo continuar a ir enquanto tiver forças. Recebe um abraço deste amigo José de brito pena Carvalho


Última edição por Brito Pena Carvalho em 2010-02-10, 12:25, editado 1 vez(es)

Brito Pena Carvalho


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Re: Alunos e Professores 70 - 75

Mensagem  Rui Carvalho 2010-02-09, 19:11

Carissimo:

Chamo-me Rui Carvalho, Tinha o nº 492 e frequentei o CNA entre 1968 e 1971. No ano lectivo de 70/71, frequentei o 7º ano (antigo), e os nomes de professores e prefeitos referenciados por ti, são-me completamente familiares, embora os me dizem mais sejam os que estavam afectos ao 6º e 7º anos. O meu quarto ficava mesmo por cima do gabinete do Dr. Raul Lopes, mais tarde do Dr. Rosa, frente aos balneáreos, e o prefeito desse piso era o Faria gordo. No que diz respeito a alunos, já os nomes não me dizem muito porque eram seguramente mais novos que eu, e naquela época uma pequena diferença de idades fazia toda a diferença

Rui Carvalho


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Ola Rui Mayer

Mensagem  raul xavier da fonseca 2010-07-05, 17:37

Quem e vivo sempre aparece.Lembro-me perfeitamente de ti e dos colegas que mencionaste.Andei no CNA de 71 a 75,Chamo-me Raul Xavier da Fonseca(Ze Pateta) e sou do Porto.Andava sempre com o Alipio de Viana do Castelo.De todo o pessoal que falaste so encontrei o Cavalo de Pau em Lisboa em 78,no Hospital da Estrela,andava-mos os 2 na Tropa.Se quiseres trocar algumas curiosidades e novidades da malta,manda-me o teu mail para ct1bmc@sapo.pt.Um abraço e ate sempre. Raul

raul xavier da fonseca


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Re: Alunos e Professores 70 - 75

Mensagem  Rui Alves 2010-09-10, 00:03

Pois é...ainda cá ando e lembro-me de quase todos os que falaste.
Que é feito de ti,rapaz???

...e claro que lembro do Raul Xavier e do Alípio (olha que dois!!!) Alunos e Professores 70 - 75 Icon_biggrin

abraço do Cavalo de Pau!!! Alunos e Professores 70 - 75 988489
Rui Alves
Rui Alves


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Rui Alves

Mensagem  Rui Mayer 2010-09-10, 20:38

Este site parece que funciona. Fui avisado na caixa de correio electrónico de que tinham respondido à minha mensagem, e sais-me logo tu! E que raio de pergunta - que é feito de ti? Vão lá quase 40 anos, imagina o tamanho da mensagem...
Resumindo: depois de Tomar vivi em Leiria, onde acabei o Liceu e fiz o Serviço Cívico, depois fiz o curso de Direito entre Coimbra e Lisboa, e desde 1982 tenho trabalhado em vários sítios. Casei, tenho 2 filhos, e gasto-me fundamentalmente por Lisboa.
Nunca mais tive contacto com malta do colégio. Episodicamente dei-me com o Físico, no início dos anos 80, mas depois perdi-lhe o contacto. De vez em quando passo por Tomar, que acho completamente mudado.
E tu? Vejo que continuaste com a viola...Tenho um email que podes usar se quiseres para combinarmos um encontro à volta de umas cervejas - rui_diniz_mayer@hotmail.com.

Como não venho ao site com frequência, só hoje vio que tinha outras respostas, mas não estou a associar caras aos nomes dos respondentes - se bem que "Pinóquio" me faça lembrar de um tipo que estaria talvez um ano atrás de nós, que tinha o nariz encurvado e que usava óculos, mas a ideia que tenho é que era do Norte. Por isso, a referência deve estar errada.

Rui Mayer


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Re: Alunos e Professores 70 - 75

Mensagem  Rui Alves 2010-09-11, 00:20

Já te mandei um mail com o meu contacto;acerca de professores,posso adiantar-te um contacto à mão de semear:

O Dr. António Pires da Silva (triciclo) que foi meu professor de Física,Matemática e Desenho é presentemente reitor do Polo Tecnológico de Tomar;a esposa,Drª Clarinha (Trotinette),não sei se ainda exerce a docência,mas tem uma loja no Centro Comercial Templários em frente à praceta do colégio do lado direito.My,my...time flies...!
Tomar está absolutamente mudada,excepto alguns locais que no meu entender são demasiado especiais para "morrer",como por exemplo o Café Paraíso na Corredora e o restaurante Bela Vista.

Depois falamos melhor! Very Happy
Rui Alves
Rui Alves


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Aluno 74/75

Mensagem  Belmiro Pereira Oliveira 2011-04-02, 01:34

Olá !

Chamo-me Belmiro Pereira Oliveira e sou de Santarém. Frequentei o CNA, interno, ano 74/75.

Era o numero 402, a turma não me recordo. 1º qualquer coisa. b, suponho.

Lembro-me do Prefeito Curinhas, do Torres e dum polaco (?).

Dos colegas, recordo-me dum César, Filipe de Abalada Pereira, dum "gordinho" e pouco mais. Lembro-me de caras mas, infelizmente, os nomes quase nada.

A quem leia a mensagem e que se recorde de algo, por favor, envie noticias para o meu email miro_oliveira@sapo.pt.

Abraços,

Belmiro Oliveira


Belmiro Pereira Oliveira


Ir para o topo Ir para baixo

Alunos e Professores 70 - 75 Empty Re: Alunos e Professores 70 - 75

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos